2 de junho de 2012

A Saga do primeiro Cupcake, parte 2

Eu sei, faz mais de um ano que escrevi a primeira parte (Se quiser ler, tá aqui). E desde então, perdi a conta de quantos cupcakes já saíram do meu forno.rs

Mas tenho algumas atualizações importantes que gostaria de compartilhar. Já que 80% do que sei, encontrei na internet, vamos continuar a corrente-wikipedia....hahaha, a enciclopédia que qualquer um pode dar pitaco.

Forma para assar cupcakes em Londrina: Eu encontrei em dois lugares.
- Papel de Papel do Jardim Mall (aquele da Santos com a PioXII), aquele paraíso para quem curte artesanato (e é rico.haha). Eles vendem produtos importados da Wilton e são caros no nível, venda seu rim para comprar (viu, rico!rs). Importante: independente de você morar em Londrina, os descontos do site são válidos somente pra compra online. Mas, online por online, procure outra loja mais em conta.
- Festella, lá na Leste Oeste, mais perto da Rodoviária que da Rio Branco. Eles vendem a forma da Meister (na foto), que foram as que eu comprei, por R$34,00. O preço está bom e a forma é perfeita!


Por que usar forma própria para cupcakes em vez de forminhas de empada dentro de uma forma normal?
- No quesito economia: ele assa muito mais rápido (uns 25 min em detrimento dos 45-60 no método "quem não tem cão, caça com gato" das formas de empada)
- No quesito praticidade: é mais fácil você manusear e lavar uma forma, do que 12. Pra secar então... é o fim das pirâmides e do enferrujamento.rs

Importante: não cabem 2 formas no forno de um fogão de 4 bocas. Não testei ainda num de 6, mas acredito que cabe (meça antes de comprar). Mas, se você puder, compre 2 mesmo assim. Enquanto a primeira fornada está quase pronta, você já prepara a segunda sem todo aquele processo de tirar do forno, aguardar 5 minutos, passar pra grade, colocar forminhas de papel, encher 2/3 e levar ao forno. Otimiza o tempo e economiza no gás.
Importante 2: NUNCA esfrie os cupcakes dentro da forma de metal. Transpiram pra caramba, estragam a  forma de papel e ainda fica aquele gosto de quem está lambendo ferro. Eca. Sim, errar é humano e eu já fiz isso. huhauahuah. A grade é essencial. Não precisa comprar uma própria pra isso. Serve a grade da geladeira (eu uso essa), uma grelha de churrasco e até o seu escorredor de pratos.

Por fim, vamos falar do bico de confeitar, porque foi uma das minhas maiores frustrações até eu descobrir que sim, o bico certo faz toda a diferença.


O primeiro, branco é daqueles que vem de brinde quando você compra o saco de confeitar. Use em caso de emergência, pois a qualidade será proporcional ao preço (que preço? É brinde...entendeu?rs)
O terceiro (n° 2) e o quarto (n° 4) são genéricos e são bons. O topo da foto (de cima) foi feito com o n° 4.
O segundo (nº 22) e o último (n° 1M) são da Wilton e eu ganhei de presente da Nádia (direto dos States.Sou Phyna!rs) O topo da foto (de baixo) foi feito com o último.


Pra mim, a diferença é gritante e eu sempre achei que o meu buttercream é que não estava no ponto certo. Então, o que eu aprendi foi que, quanto mais funda a altura do serrilhado do bico, mais definidos serão os "babados" da cobertura. Reparem que os bicos genéricos lembram uma coroa de rei enquanto que os da Wilton lembram pontas de lança, porque as "pontinhas" tem mais que o dobro de altura quando comparadas com as do bico genérico.

IMPORTANTÍSSIMO!!! Notaram o grau? hahahah. Nunca, em hipótese alguma, jamais...use margarina ou manteiga com sal para fazer a cobertura. Não importa a quantidade de açúcar que vai, o sal sempre ficará presente e horrível.

Chega ao fim o post enciclopédia, com tamanho compatível a uma. Quando aprender coisas novas, volto pra parte 3.

Beijos,
Betty.




Nenhum comentário: